Carregando...
Vata

Vata

Vata significa “aquilo que move as coisas”

17/04/2020

Ayurveda é a ciência da saúde e da cura desenvolvida e usada na Índia. A palavra Ayurveda, em sânscrito, significa “Ciência da Vida”. AYU = Vida. Veda = Conhecimento.

Segundo a Ayurveda, tudo no Universo é formado pelos cinco elementos: éter, ar, fogo, água e terra. Nós estamos conectados com a natureza e fazemos parte deste grande Universo, portanto também somos formados por esses elementos, que em nosso corpo se manifestam como os três princípios básicos ou humores que são os chamados doshas: Vata, Pitta e Kapha.

A constituição individual, formada pelos cinco elementos, é regida em seus aspectos físicos, mentais e emocionais pela predominância ou equilíbrio dos três doshas.

VATA é a combinação de éter + ar – tipo seco e frio – longilíneo, frágil e inconstante.

PITTA é a combinação de fogo + água – tipo quente e úmido, forte e determinado.

KAPHA é a combinação de água + terra – tipo frio e úmido, corpulento e estático.

A palavra dosha, em sânscrito, significa defeito e, dessa forma, define a predominância ou desequilíbrio responsável pelos atributos que diferenciam os seres humanos em suas características individuais Todos nós temos os três doshas, podendo ter um ou mais que sejam predominantes. Mas, desde o momento do nascimento, nós sofremos influências externas que podem desequilibrar os nossos doshas, o que contribui para o processo de doença.

Vata (Ar e Éter)

Vata significa “aquilo que move as coisas”

É responsável por todos os movimentos do corpo, é a força primária do sistema nervoso.

As pessoas que possuem a preponderância deste dosha em sua constituição são, geralmente, magras, podendo ser altos ou baixos, mas sua estrutura é frágil, ombros e quadris estreitos, as articulações são secas, barulhentas e protuberantes. 

Podem comer muito, mas não engordam. Possuem apetite irregular e podem passar longas horas sem comer. 

A pele costuma ser seca, devido a falta do elemento água em sua constituição. Os dentes são pequenos, protuberantes e podem ser tortos. Os olhos são pequenos, os cabelos finos e podem ser encaracolados. Mãos e pés gelados. 

Não toleram o tempo frio e seco, tendem a sentir muito frio. 

O sono é leve e acordam com qualquer barulho, dormem pouco e sem horários definidos. 

Possuem uma mente rápida e ativa, aprendem em um piscar de olhos, mas esquecem com a mesma rapidez. 

São pessoas superativas, mas se cansam com facilidade, podendo até chegar à exaustão.

Quando este dosha está em equilíbrio, as pessoas costumam ser entusiasmadas, gostam de novidades. São sensíveis, criativas, ágeis, felizes, comunicativas, adoram a liberdade e fazem amigos com facilidade.

Em desequilíbrio tornam-se angustiadas, ansiosas e sofrem de insônia, prisão de ventre, gases e flatulências. Ficam hipersensíveis e inseguras na hora de tomar decisões, tornam-se contraditórias, imprevisíveis, instáveis como o vento e tendem a ter medo.