Carregando...
Shiatsu

Shiatsu

29/04/2020
em Therapy

O Shiatsu busca o reequilíbrio físico e energético do indivíduo através de pressão em determinadas áreas e pontos do corpo. 

Shiatsu é uma palavra japonesa, “Shi’’ significa dedo e ‘’atsu’’ pressão – pressão com o dedo. Porém, além dos dedos, o terapeuta utiliza os cotovelos, joelhos, antebraços e mãos para realizar a técnica.

Baseia-se na Medicina Tradicional Chinesa, segundo o princípio de que existem no nosso corpo uma série de canais energéticos (meridianos), através dos quais circula a energia vital (ki) que garante o bom funcionamento de todo o organismo. Segundo o conceito oriental, a doença resulta de um desequilíbrio nesse fluxo de energia.

O Shiatsu pode ser indicado para prevenir e tratar doenças, equilibrar a energia, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos, relaxar e aliviar dores.

A grande maioria das pessoas procura o Shiatsu como uma forma de aliviar dores físicas, e apresentam um bom resultado com esta massagem, mas além disso os benefícios do Shiatsu podem ser amplos no aspecto metal e emocional. 

Assim como na Medicina Tradicional Chinesa, não existe fragmentação do Ser, os aspectos físico, mentais e psíquicos são avaliados de forma conjunta, e como na avaliação, são tratados juntos, portanto ao trabalharmos um determinado meridiano, estamos atuando nas dores no trajeto daquele meridiano, mas também sintomas relacionados a ele no âmbito emocional e psíquico.

Durante o Shiatsu, o paciente deve manter o corpo relaxado enquanto o terapeuta realiza pressão nas regiões que devem ser trabalhados. O toque costuma ser firme, profundo e relaxante, em nenhum momento o paciente deve vivenciar muita pressão ou até mesmo dor. 

Esse trabalho de normalização do fluxo energético traz ao paciente uma sensação de equilíbrio interno, de leveza e bem-estar, de integração consigo mesmo. Ele se sente profundamente relaxado, e,  ao mesmo tempo, repleto de vigor e energia.