Carregando...
Reiki

Reiki

17/07/2018
em Therapy

Terapias energéticas são baseadas na crença em que o fluxo universal de energia da cura flui ao redor e através de todos os seres vivos. Muitas culturas ancestrais tem dado nome para este fluxo universal, por exemplo: “Prana” na India, “Chi” na China, “Ruarch” pelos hebreus, “Mana” no Havaí  e “Wairua” pelas pessoas Maori da Nova Zelândia. 

Uma destas terapia complementares de “terapia energética” é a arte japonesa de cura, conhecido como Reiki. Na língua japonesa “rei” significa universal e “kei” representa a energia da vida.

Reiki é um sistema de cura usado há pelo menos 2500 anos e foi redescoberto pelo Dr Mikao Usui, no inicio do século 19 no Japão. Ele passou seu conhecimento para o Dr Chujiro Hayashi, que abriu sua primeira clinica de Reiki no Japão e uniformizou o padrão das mãos o que hoje é conhecido como Sistema Usui de Reiki. Em sua vez, ele treinou a senhorita Hawayo Takata, quem estabeleceu a primeira clinica de Reiki nos EUA em 1970. 

O Reiki é baseado na visão holística de promoção da saúde corpo-mente, e compartilhar princípios similares da definição de saúde da Organização Mundial de Saúde: “Saúde é um estado completo físico, mental, e social; e não meramente da ausência de doença”.

Reiki é descrito como vibração ou um leve toque no e/ou sobre o corpo. Os praticantes descrevem isso como um tratamento suave e sequencial, seguro, reconfortante e relaxante. 

O treinamento de Reiki envolve vários níveis, incluindo 1, 2, 3 e 3A. O nível 1 geralmente é indicado para autoajuda ou para tratar apenas membros da família. De acordo com os mestres espirituais do Reiki, a sintonização do Reiki abre e expande a capacidade de retenção de energia do praticante. A sintonização espiritual é uma prática espiritual avançada, que envolve a transmissão de energia do professor para o aluno.

O tratamento tradicional de Usui Reiki, varia de 45 a 90 minutos e geralmente envolve em colocar as mãos em 12 posições no total, na cabeça e na parte anterior e posterior do corpo. 

Os símbolos só podem ser usados durante um tratamento quando um praticante atingir o nível 2 ou acima. Uma compreensão do significado de usar os símbolos durante um tratamento pode ajudar a consolidar os benefícios do tratamento. Os símbolos geralmente são atraídos para a palma do praticante pela palma contralateral. Dizem que esses símbolos aumentam a qualidade da energia transmitida aos níveis físico, emocional, mental, e espiritual da pessoa que recebe o tratamento.

O Reiki é indicado para estresse, fobias, ansiedade, insônia, bloqueios energéticos provenientes de traumas, culpa, ressentimento, estados de cansaço físico e mental, pensamentos turbulentos, vícios, compulsões.