Carregando...
Pitta

Pitta

Pitta significa “aquilo que transforma”

17/04/2020

Segundo a Ayurveda, tudo no Universo é formado pelos cinco elementos: éter, ar, fogo, água e terra. Nós estamos conectados com a natureza e fazemos parte deste grande Universo, portanto também somos formados por esses elementos, que em nosso corpo se manifestam como os três princípios básicos ou humores que são os chamados doshas: Vata, Pitta e Kapha.

A constituição individual, formada pelos cinco elementos, é regida em seus aspectos físicos, mentais e emocionais pela predominância ou equilíbrio dos três doshas.

VATA é a combinação de éter + ar – tipo seco e frio – longilíneo, frágil e inconstante.

PITTA é a combinação de fogo + água – tipo quente e úmido, forte e determinado.

KAPHA é a combinação de água + terra – tipo frio e úmido, corpulento e estático.

A palavra dosha, em sânscrito, significa defeito e, dessa forma, define a predominância ou desequilíbrio responsável pelos atributos que diferenciam os seres humanos em suas características individuais Todos nós temos os três doshas, podendo ter um ou mais que sejam predominantes. Mas, desde o momento do nascimento, nós sofremos influências externas que podem desequilibrar os nossos doshas, o que contribui para o processo de doença.

Pitta (Fogo e Água)

Pitta significa “aquilo que transforma”

É responsável por todas as transformações metabólicas e químicas no corpo.

As pessoas que possuem a preponderância deste dosha em sua constituição tem, geralmente, estrutura corporal média, mantem o peso e conseguem desenvolver uma boa musculatura. 

Tem excelente digestão e bastante apetite, ficam irritadas se pulam ou atrasam uma refeição. 

A pele costuma ser clara ou corada, algumas vezes com sardas ou tendências a manchar. Os dentes são de tamanhos moderados e gengivas macias, os cabelos são macios e com tendência a ficarem grisalhos precocemente e os homens a ficarem calvos. 

Tem sono profundo em curtos períodos de tempo. 

Tem a temperatura do corpo alta, por isso transpiram bastante e ruborizam com facilidade, são avessas ao calor e à exposição solar prolongada. 

São inteligentes e possuem raciocínio rápido e a mente tem poder de foco e organização.

Quando este dosha está em equilíbrio, as pessoas costumam ser determinadas, calorosas, precisas, com grande capacidade de liderança e realização e assertivas em suas decisões.

Em desequilíbrio tornam-se impacientes, frustradas, agressivas, irritadiças, intimidadoras, manipuladoras e competem de uma forma desenfreada. O senso crítico fica exacerbado, tornam-se sarcásticas e sua busca pela perfeição leva à intolerância. Sofrem com indigestão e azia e apresentam erupções na pele.