Carregando...
Como lidar com o estresse e seus sintomas?

Como lidar com o estresse e seus sintomas?

17/07/2018

Grande parte das tensões musculares podem estar associadas com um estilo de vida estressante ou atividade física excessiva e tem englobado uma vivencia constante do homem moderno.

O estresse é considerado como uma excessiva mobilização de energia psíquica e física, reunida no intuito de promover adaptação às demandas do meio onde está inserido, ou seja, aquela famosa sensação de “pressão”. 

De modo geral, os agentes estressores podem ser classificados como físicos ou psicossociais, qualquer evento que possa alterar a rotina diária do indivíduo como estresse no trabalho, provas, mudança de residência, nascimento de filhos. As respostas ao estresse podem ser de natureza cognitiva, comportamental, afetiva ou fisiológico, englobando desde estado de apatia, insatisfação, fadiga, e ansiedade.

O sistema nervoso não é muito bom em distinguir a diferença entre ameaças física e emocionais. Se você estiver super estressado devido à discussão com algum amigo, prazos no trabalho, ou montanhas de contas para pagar, seu corpo pode reagir tão fortemente como se estivesse lidando com uma situação de vida ou morte. E quanto mais seu sistema de estresse de emergência é ativado, mais fácil se torna seu gatilho e mais difícil se torna desligar. Assim, em estado de estresse o corpo pode responder com tensão muscular, dores de cabeça tensionais, apertar os dentes, ou dores nas costas ou no pescoço. 

Como melhorar sua capacidade de lidar com o estresse?

Mova-se

Aumentar o seu nível de atividade é algo que pode fazer para ajudar a aliviar o estresse e começar a se sentir melhor. O exercício regular pode elevar o humor, além de servir como uma distração das preocupações, permitindo que você rompa com o ciclo de pensamentos negativos que alimentam o estresse. E exercícios físicos como nadar, caminhar, ou dançar são eficazes por promoverem a liberação de endorfinas que aumentam a sensação de bem estar.

Conecte-se com pessoas 

O simples ato de conversar face a face com outra pessoa, seja um amigo ou um parceiro, pode desencadear hormônios que aliviar o estresse quando está se sentindo agitado ou inseguro. Mesmo apenas uma breve troca de palavras gentis ou um  olhar amigável de outro ser humano pode ajudar a acalmar seu sistema nervoso. Portanto não deixe que as responsabilidades da vida o impeçam de ter vida social. 

Envolva seus sentidos 

Outra maneira rápido de aliviar o estresse é envolver um ou mais dos seus sentidos, visão, audição, paladar, olfato, tato ou movimento. Ouvir uma música faz você se sentir calmo? Ou sentir o cheiro de um café passado? Ou talvez fazer uma massagem relaxante? Todo mundo responde às sugestões sensoriais de maneira diferente, então experimente e descubra o que funciona melhor em você.

Aprenda a relaxar 

Você não pode eliminar completamente o estresse da sua vida, mas pode controlar o quanto isso afeta você. Técnicas de relaxamento, como Yoga, meditação e respiração profunda, ativam respostas de relaxamento do corpo, um estado de relaxamento. Quando praticadas regularmente, essas atividades podem reduzir seus níveis de estresse e estimular sentimentos de serenidade e alegria. Eles aumentam sua capacidade de manter a calma e agir sob pressão. 

Alimente-se de forma saudável

A comida que você come pode melhorar ou piorar seu humor. Uma alimentação baseada em alimentos processados, carboidratos, açúcar refinado, pode piorar os sintomas de estresse. Enquanto uma dieta rica em frutas, vegetais frescos, proteínas de alta qualidade e ômega-3 ajudam a lidar melhor com os altos e baixos da vida. 

Massagem relaxante         

A massagem é comumente utilizada como recurso para lidar com o estresse, além de promover redução das dores musculares também podem auxiliar no alívio do estado de estresse, bem como ansiedade e depressão. A massagem auxilia no relaxamento muscular pois promove aumento da temperatura e melhor vascularização do músculo, trazendo relaxamento e maior complacência muscular (flexibilidade).

Além disso a massagem está associada com redução do cortisol (hormônio do estresse) e aumento do nível de BDNF, neurotrófico que se encontra alto em estado de estresse, redução da freqüência cardíaca e da pressão arterial, por isso vivenciamos a sensação de bem estar. Assim, a massagem pode promover tanto alívio físico como emocional, beneficiando tanto o corpo, como a mente.