Carregando...
Chakras

Chakras

19/07/2018

Chakras são centros de energia. Responsáveis pelo fluxo energético do corpo humano, funcionam como uma espécie de aparelho de captação e expulsão de energia, cujos vórtices giratórios ficam em constante movimento.

São 7 chakras principais, distribuídos ao longo da coluna vertebral. Cada chakra tem ressonância com uma cor, vibra com um som ou mantra que corresponde a uma nota musical e se relaciona a um elemento (terra, fogo, água, ar e éter). Cada chakra também tem a sua função e significado e está ligado a determinados órgãos, que desempenham funções específicas no plano emocional, psíquico e espiritual. 

O perfeito funcionamento dos chakras é sinônimo de saúde e bem-estar. Quando ficam com a energia bloqueada ou em desequilíbrio podem causar desarmonia emocional e doenças físicas.

 

Chakra Básico - Muladhara

 

O primeiro chakra está localizado na base da coluna vertebral, entre o ânus e os órgãos sexuais. Este chacra é aberto para baixo.

Trabalha nosso elemento Terra.

O som do chakra básico é o lam e a nota musical, o dó. As cores deste chakra são o vermelho e o preto.

Seu centro físico corresponde às glândulas supra-renais. Ligado a coluna vertebral, rins, ossos, dentes, intestino grosso, ânus e reto.

O chakra básico está vinculado com nossa sobrevivência. Representa a ligação do ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. É a nossa sustentação, nossa postura perante o mundo. Responsável pela energização geral do organismo.

Quanto mais aberto e vitalizado este chakra, mais elevada será nossa energia física (disposição). Assim, estaremos bem enraizados e viveremos com determinação e constância. Por isso, estão concentradas nele as qualidades e os temores associados ao que tem a ver com nossa sobrevivência, como o alimento, o ar, a água, o trabalho, o dinheiro, a capacidade de lutar, ou seja, tudo que é necessário para nossa existência.

Bloqueios no chakra básico podem levar a anemia, leucemia, problemas de circulação, pressão baixa, pouca tonicidade muscular, fadiga, insuficiência renal, excesso de peso.

Em desequilíbrio gera insegurança, pacifismo extremo, atitudes mais agressivas, raiva, impaciência, apego, dependência, materialismo, ganância, culpa, vergonha, tensão, medo, vícios e dor.

Equilibrado gera segurança, estabilidade e aterramento.

 

Chakra Umbilical - Swadhisthana

 

O segundo chakra está localizado na região do umbigo. Está aberto para frente, tendo também um vórtice posterior.

Seu elemento correspondente é água e sua cor é laranja.

O som do chakra umbilical é o vam e a nota musical, o ré.

No corpo corresponde aos órgãos reprodutivos; ovários, na mulher, e testículos e próstata, no homem.

O chakra umbilical rege nossas sensações e sentimentos, o que recebemos do mundo. É o chakra da reprodução e sexualidade. Sua correta atividade nos permite amar a vida, fazendo com que seja mais prazerosa.

O chakra umbilical concentra as qualidades que têm a ver com a sexualidade, curiosidade, busca criativa do prazer material, gosto pelas coisas belas, pela arte, pelas emoções e as relações com outros indivíduos. É também a sede dos medos, dos fantasmas e fantasias negativas vinculadas à sexualidade e do comportamento frente ao outro sexo.

Bloqueios nesse chakra frequentemente resultam em sintomas físicos, como doenças relacionadas com os fluidos corporais (linfa, saliva, bilis) ou com os órgãos processadores desses líquidos (bexiga, rins, glândulas linfáticas).

Em desequilíbrio gera compulsão, problemas de autoestima, bloqueio emocional, desvio da sexualidade, frigidez, impotência, falta de apetite sexual, rejeição, solidão, mania de limpeza, ressentimentos, ciúme, inveja, depressão.

A afirmação “ele não tem alegria de viver” resume a condição de um chakra umbilical desequilibrado.

Equilibrado gera expansão da personalidade e criatividade.

 

Chakra do Plexo Solar - Manipura

 

O terceiro chakra está localizado a três polegadas acima do umbigo, na região do diafragma. Está aberto para frente, tendo também um vórtice posterior.

Trabalha nosso elemento fogo.

A cor deste chakra é amarelo, seu som é o ram e a nota musical, o mi.

Representa a personalidade. Vontade e poder. É o modo como nos colocamos no mundo. O chakra do plexo solar diz respeito à vitalidade, vontade de saber e aprender, poder pessoal, desejo de viver, de comunicar e participar. É o ponto de ligação com outras pessoas. Promove a auto-aceitação.

O centro físico deste chakra corresponde ao pâncreas. Comanda o estômago, a musculatura abdominal, o fígado, a vesícula, o baço e o pâncreas. Seu desequilíbrio é responsável pela secreções gástricas desordenadas e disfunções das glândulas salivares, além de diabetes, desordens no trato digestivo, alergias, sinusite e insônia.

Em desequilíbrio gera sentimento de inferioridade, insegurança, egoísmo, ódio, desejo de controle, ambição, gastos compulsivos, dificuldade de assimilação, ansiedade, preocupação, indecisão, preconceito, desconfiança, mentira, apatia e bloqueios mentais.

Equilibrado gera autoconfiança e forte motivação.

 

Chakra Cardíaco - Anahata

 

O quarto chakra está localizado na porção superior do peito, na região do coração, ligeiramente à esquerda. Está aberto para frente, tendo também um vórtice posterior.

Trabalha o elemento ar.

Sua cor é o verde e o rosa, seu som é  o yam e a nota musical, o fá.

Sua glândula correspondente é o timo.

Rege o sistema imunológico, respiratório e circulatório.

Representa o amor incondicional. É nossa doação ao mundo, onde está o centro das emoções. Quando o chakra cardíaco está ativo nos relacionamos com tudo e com todos, aceitando as qualidades e defeitos, amando sem esperar nada em troca.

Quando em desequilíbrio pode produzir patologias, como síndrome do pânico, cãibras, acidose, palpitações, arritmia cardíaca, rubor, pressão alta, enfermidades dos pulmões, problema no nível do colesterol, intoxicação, tensão e câncer.

Em desequilíbrio gera instabilidade emocional, sensação de opressão, frieza, apatia, pânico, depressão, incapacidade de amar, egoísmo, amor sufocante ou condicional.

Equilibrado gera sentimento de compaixão, altruísmo e amor, acima de tudo, incondicional.

 

Chakra Laríngeo - Vishuda

 

O quinto chakra está localizado no meio da garganta. Está aberto para frente, tendo também um vórtice posterior.

Trabalha nosso elemento éter.

Sua cor é o azul turquesa.

O som é o ham e a nota musical, o sol.

Corresponde à glândula da tireoide e rege o metabolismo. Relaciona-se com os sentidos do paladar, audição e olfato. Governa a postura do corpo. Sua energia também é responsável pela parte inferior da face, nariz e aparelho respiratório, traqueia, esôfago, cordas vocais, laringe e sistema linfático.

É o chakra da comunicação, da auto-expressão e da criatividade. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz.

Bloqueios no chakra laríngeo podem produzir sintomas físicos como rouquidão, dificuldade de se comunicar, gagueira, palavras embaralhadas, cabeça curvada para baixo, queixo inclinado na direção da laringe.

Seu desequilíbrio produz patologias como suscetibilidade a infecções virais ou bacterianas (amidalites, faringites), resfriados, herpes, dores musculares ou de cabeça (na nuca), congestão linfática, problemas dentários e bruxismo.

Em desequilíbrio gera egoísmo, sentimento de rejeição, dificuldade de se expressar, medo, insegurança, auto-reprovação e submissão.

Em equilíbrio a pessoa ganha confiança interior, havendo uma melhora em sua expressividade.

 

Chakra Frontal - Ajna

 

Localizado entre as sobrancelhas, o sexto chakra está aberto pela frente, tendo também um vórtice posterior.

Sua cor é o azul índigo.

Seu som é o om e a sua nota musical, o lá.

Corresponde à glândula hipófise, responsável por controlar todo o sistema endócrino.

O chakra frontal é o chakra dos sentidos, responsável pela energia da parte superior da cabeça (acima do nariz), parte craniana, olhos e ouvidos.

Trabalha nossa sabedoria interior. Representa a mente e a intuição.

Quando está desequilibrado a pessoa tem bloqueios mentais, confusão, falta de objetivo, instabilidade, falta de opinião, fanatismo, medo do sobrenatural, falta de iniciativa, pensamentos obsessivos, ganância, arrogância, tirania, rigidez e alienação. Produz patologias tais como: vício em drogas, álcool, compulsões, problemas com visão ou audição.

“Ele não acha seu caminho” resume a condição de um chakra frontal desarmonizado.

Em equilíbrio a pessoa sente-se intuitiva, conectada e mentalmente revigorada, trazendo foco e atenção.

 

Chakra Coronário - Sahashara

 

O sétimo chakra está localizado no alto da cabeça, no topo, aberto para cima com um único vórtice.

As cores deste chakra são o branco, o dourado e o violeta.

Não tem som correspondente, é o silêncio. Sua nota musical é o si.

Corresponde à glândula pineal, que atua no organismo como um todo.

É o centro de ligação entre o plano físico e nosso Eu Interior. Está associado à conexão da pessoa com a sua espiritualidade e à integração de todo o ser físico, emocional, mental e espiritual. Plenitude.

Em desequilíbrio gera falta de inspiração, confusão, neurose, irracionalidade, desorientação, fobias, tristeza relacionada a falta de esperança, alienação, puberdade tardia, visão materialista da existência e não compreensão da espiritualidade. Produz patologias como insônia, enxaqueca, desordens no sistema nervoso, histeria e disfunções sensoriais.

Em equilíbrio a pessoa sente-se fortalecida, com pensamentos claros sobre si e o mundo.