Carregando...
Como preparar um chá corretamente!

Como preparar um chá corretamente!

29/04/2020

O chá que servimos no final da sessão aqui no Zamboê faz o maior sucesso!

Hibisco, Maçã com Canela, Erva Cidreira, Camomila, Guaco, Erva Doce... são alguns dos chás preferidos por aqui!

Mas você sabia que existem formas diferentes de preparar um chá, de acordo com a parte da planta que você vai utilizar?

A forma correta de preparar o chá influencia não só o sabor, mas o seu efeito.

A infusão é maneira indicada para preparar um chá com ervas aromáticas e outras plantas ou partes de estrutura frágil, como flores e folhas. Para se preparar uma infusão basta despejar água fervente sobre a quantidade de erva indicada. Cobrir a vasilha, deixar por 5 – 15 minutos e coar usando uma peneira.

Já a decocção é usada para as partes duras das plantas, tais como raízes, cascas e sementes. Para o seu preparo basta cobrir a quantidade determinada da erva com água fria, levar para ferver por 5 – 10 minutos e depois coar.

Os chás só produzem efeitos terapêuticos se preparados corretamente e tomados com regularidade. Existem mais algumas dicas na hora de preparar o seu chá!

  • O ideal é não adoçar os chás terapêuticos, no caso de adoçá-los, dê preferência ao mel.
  • A água utilizada na preparação dos chás deve ser mineral ou filtrada.
  • Não deve-se utilizar panelas ou utensílios de metal na preparação e no armazenamentos dos chás. O ideal é utilizar utensílios de barro, louça, vidro ou esmalte, que conservam melhor as propriedades.
  • - As plantas precisam de cuidados específicos no cultivo, colheita, secagem e armazenamento para garantir a sua qualidade, portanto adquira o seu chá de uma farmácia ou fornecedor confiável.
  • - E por último, nunca tome um chá mais de 24 horas depois de seu preparo! Pois será iniciado o processo de fermentação, causando problemas gástricos ou intestinais.

Quer mais dicas? Continue nos acompanhando por aqui!