Carregando...
Ayurveda

Ayurveda

17/07/2018
em Relax

Com origem na Índia, a Ayurveda é um dos mais antigos sistemas de cura conhecido na humanidade. Manuscritos em sânscrito com mais de três mil anos fazem crer que esta medicina é praticada há cinco mil anos ou mais. 

Ayur = vida e Veda = conhecimento, literalmente “ciência da vida” é também a “ciência da longevidade”. 

A Ayurveda trata o indivíduo integralmente levando em consideração seus aspectos físicos, mentais e espirituais. Enfatiza a prevenção, mas possui métodos eficazes que comprovadamente auxiliam no tratamento das mais diversas doenças. 

A massagem é um dos tratamentos desta medicina, além de programas de desintoxicação, uso de óleos medicinais, dieta, fitoterapia, atividade física, yoga, alongamentos e meditação.

 

ABHYANGA é o nome da massagem terapêutica indiana com óleo e aromas aquecidos (adequados ao biotipo de cada pessoa) que realizamos aqui no Zamboê. A sequencia da massagem envolve deslizamento, amassamento e a estimulação ou o relaxamento de pontos vitais do organismo, denominados marmas, com ação efetiva sobre o metabolismo, sintomas e a restauração física e mental .

 

O tratamento Ayurveda baseia-se na “Teoria Tridosha” que classifica os seres humanos em três “doshas”, biotipos ou constituições básicas denominadas Vata, Pitta e Kapha.

O Universo é formado por 5 elementos básicos: éter (vazio), ar, fogo, água e terra. Cada dosha corresponde a combinação desses elementos. Assim, Vata é a combinação de éter (vazio) com ar, sendo ar predominante. Pitta se constitui de fogo e água, com o o fogo predominante. Kapha combina a água e a terra, com a terra predominante.

Cada pessoa tem uma constituição peculiar  resultante do equilíbrio ou da predominância de Vata, Pitta ou Kapha ou da combinação desses doshas. O dosha predominante descreve a aparência do indivíduo, além de metabolismo, comportamento e personalidade. 

O tratamento da Ayurveda visa restaurar o equilíbrio do dosha através da harmonia no fluxo de energia. O tratamento é individualizado, de acordo com as características únicas da pessoa.

 

As características fundamentais dos Doshas são as seguintes:

 

VATA

Em equilíbrio é energético, criativo, adaptável, dotado de iniciativa.

Em desequilíbrio é inquieto mentalmente, ansioso, inconstante, inseguro, depressivo.

O biotipo Vata é longilíneo, magro e estrutura óssea leve. Não ganha peso com facilidade. Possui pele e cabelo ressecados  e costuma ficar com os pés e mãos frios. O apetite varia de acordo com o estado de espírito. Não digere bem proteínas. Prefere clima quente, comida e bebida aquecida. Costuma dormir pouco e se alimentar irregularmente.

Vata é entusiasmada, rápida na ação, distraída, tende ao esquecimento, às vezes fala mais do que deve. Dotada de criatividade artística, gosta de esoterismo, é capaz de detectar poderes de clarividência ou cura nela mesma e pode adotar um estilo de vida despojado. Por natureza é tímida e sensível. Indeciso e ansioso, pode deixara a escola cedo e mudar frequentemente de emprego. Trabalhar em locais onde se exige concentração constante pode lhes prejudicar a saúde. 

Os distúrbios de Vata podem ser ansiedade, reumatismo, distúrbios nervosos, ciática, insônia, pele seca, constipação, retração da gengiva, ossos fracos, infertilidade, impotência, fraqueza do coração, cólicas, flatulência, gagueira, zumbido nos ouvidos, menstruação irregular com cólicas, veias varicosas, paralisia, coagulação do sangue, anorexia, tremor, má circulação etc.

 

PITTA

Em equilíbrio é inteligente, sedutor, brilhante, determinado, eficaz e articulado. 

Em desequilíbrio é irritado, crítico, agressivo, intolerante e autoritário. 

Pitta possui bom metabolismo, gosta de atividade física, tem o corpo saudável com músculos bem desenvolvidos. Estrutura e peso medianos. Seus cabelos encanecem mais cedo e têm tendência à calvície. Pele costuma ser rosada ou avermelhada. Precisa se alimentar e beber regularmente. Não digere bem gorduras. Transpira muito e se sente desconfortável no calor. Prefere alimentos frescos ou frios.

A pessoa do dosha Pitta é alerta, ambiciosa, tem uma criatividade metódica mais adequada para assuntos técnicos ou científicos, boa oradora e vende bem a si mesma e aos seus produtos. Sua agressividade pode degenerar em hostilidade ou impaciência. Determinado, prático, têm boa capacidade mental, boa memória e gosta de atividades intelectuais. Prioriza o luxo e o conforto. Pode cometer excessos no trabalho ou ao fazer o que gosta. Pitta deve trabalhar em lugares ventilados e secos. 

A tensão constante e a excitação podem conduzir Pitta à pressão alta. Pode sofrer com ansiedade, dores musculares e articulares. São propensos às doenças coronárias (trombose). Outros perigos são gastrite, úlceras do estômago, tumores, câncer do estômago, intestino e pele, psoríase, inflamação do sistema linfático, trato urinário, baço, hepatite, azia, herpes, menstruação intensa, doenças infecciosas etc.

 

KAPHA 

Em equilíbrio é sóbrio, leal, forte, fiel, justo, amigável, terno, seguro, auto-confiante e tende a ser próspero. 

Em desequilíbrio é carente, maçante, monótono, inativo, apegado e possessivo.

Pessoas do biotipo Kapha têm compleição pesada e sólida, são fortes e resistentes, mas não se apressam no trabalho, são seguras, autoconfiantes e tendem a ser prósperas. Kapha sente dificuldade para emagrecer. O apetite é moderado, mas constante. Não digere bem carboidratos. Pele oleosa, macia, fina e um pouco pálida. Cabelo espesso, escuro, oleoso e ondulado. 

Confiáveis, pacientes, corteses, generosos, ponderados nas decisões, seguros, mas podem ser muito materialistas, gananciosos, passivos e ter tendência a dormir muito. Gosta de sossego, segurança e comida caseira. Fazem tudo lenta e calmamente, não se abalam facilmente e gostam de fazer outros trabalharem por elas utilizando seu senso de iniciativa. São pessoas boas para o trabalho pesado e ganham muito peso com a vida sedentária, são talhadas para o serviço público e para as atividades empresariais e em posição de liderança. Se trabalharem em lugares úmidos e frios, terão dores nas juntas. 

Os distúrbios que podem acometer Kapha são excesso de peso, falta de apetite, sistema digestivo fraco, má circulação, vômitos, gripes, resfriados, bronquite, asma, cálculos renais, problemas linfáticos, retenção de líquidos, tumores benignos, hidropsia, bócio, câncer no pulmão e no seio, infecções por fungos. Tendência ao excesso de muco, catarro, congestão crônica, asma e sinusite.


A pessoa em EQUILÍBRIO, assim como a essencialmente Vata, Pitta ou Kapha é mais rara. Os tipos intermediários ou combinados são mais comuns: Vata-pitta, Vata-kapha, Pitta-vata, Pitta-kapha, Kapha-pitta e Kapha-vata.